21 janeiro 2014

"Red Umbrella Girl" ... no Café Saudade



Sexta, 10 de janeiro, foi a inauguração da exposição "A Misteriosa Rapariga da Sombrinha Vermelha" do fotógrafo Filipe Barroso. Exposição que, como podem imaginar, sinto igualmente como minha, pois fui parte importante no projecto (modéstia à parte). E porque, independentemente de ser ou não a 'modelo', é um projecto que me diz muito, com cenários  carregados de simbologia. Além da história que acompanha as imagens ou que é ilustrada com as imagens, eu consigo reter outra mensagem, pessoal e muito importante, associada a cada imagem e local onde foi captada.

Como fui partilhando (aqui no blog), muitas das fotografias deste nosso projecto, foram captadas em Itália, nomeadamente  Roma, Orvieto, Ostuni, Alberobello... e como é óbvio na 'eterna' Firenze!
As outras fotografias, que completam a história, foram captadas em castelos, palácios e bosques de outra terra encantada, como eu costumo denominá-la, Sintra!

Só o facto de ter sido um projecto iniciado e realizado maioritariamente em Itália, já por si tem um significado pessoal. Ficarei com (mais) estas recordações do tempo que lá vivemos e partilhámos bons momentos em viagens. E porque este período de ligação a Itália, está a chegar ao fim,  olho para esta exposição com alguma nostalgia. E de forma simbólica como o 'fim' de mais um capítulo. 
O que alguns, ainda, não sabem, é que um novo capítulo se está a iniciar e que esse novo capítulo decorre na referida terra encantada. Assim, consigo interpretar esta exposição como um elo de ligação entre Itália e a minha (nossa) futura (nova) terra...
Simbolicamente (e por pura coincidência), o fotógrafo 'perseguiu', esta misteriosa rapariga, por terras italianas, para no final conseguir reunir-se a ela, nos bosques verdejantes de Sintra.

E consigo, ainda, estabelecer algumas ligações/comparações entre as fotografias, em exposição, e as duas terras...
Ligações e comparações que aqui apresentarei, mais tarde, acompanhadas com as respectivas imagens. :-)

A exposição estará patente, no Café Saudade (Sintra), até 12 de Fevereiro. Apareçam!


Sem comentários:

Enviar um comentário