25 fevereiro 2014

Novos projectos... - Five Photography



Os mais próximos, os mais atentos ou os mais curiosos, certamente já perceberam que cada vez há uma maior parceria, em termos de Fotografia (e não só), entre mim e o Filipe Barroso - Filipe’s Glance.
Inicialmente, de lados opostos da câmara e a colocar em prática ideias conjuntas – o nosso conhecido projecto – Red umbrella Girl .
Depois surgiu a oportunidade de, ainda que de forma muito amadora, fotografar o casamento de um amigo do Filipe, em Itália -  “Sheina & Leo... – ao que nós chamámos o início de um “Novo Projecto...”, aquele em que ambos fotografámos e houve uma junção das fotos, um interessante trabalho de equipa. Como referi na altura, gostámos muito desta experiência, de captar de forma natural e espontânea um momento especial.
Antes, tivemos a oportunidade de partilhar outro momento especial Fidanzamento a Firenze, onde assumímos, igualmente, a grande responsabilidade de captar outro dia especial da vida de amigos...
Perante estas pequenas experiências conjuntas, decidimos que estava na altura de “baptizar” esta parceria e assim nasceu “Five Photography”...
Como muitos sabem, o número 5 (five em inglês) está associado a nós há algum tempo, desde o momento em que The famous five resolveram viver juntos em Florença; e este é também um número simpático. Mas, talvez nem todos tenham reparado que a palavra five, junta as duas primeiras letras dos nossos nomes – FIlipe e VEra. :-), ou seja, parece-nos uma coincidência perfeita!

Assim, esperamos que partilhem connosco o início deste projecto, conjunto, que por enquanto apenas tem uma página no facebook, onde esperamos partilhar e divulgar o nosso trabalho.

20 fevereiro 2014

Quatro anos de aniversário com Florença...



E como é habitual, chega aquela altura do ano em que gosto, de folhear o álbum das memórias...de fazer o balanço de mais um ano de “Laboratório com Vista”...
É normal fazer este tipo de balanço no início do ano. Mas, desde que fui viver para Florença, que gosto de o fazer em Fevereiro, na altura do meu aniversário com esta cidade...
E este ano não é exceção, apesar de já ser um pouco diferente, pois parte desta experiência já terminou e outra está quase a chegar ao fim...
Assim, esta é, igualmente, a última vez que vou realizar o balanço em Fevereiro!

Este quarto e último ano, foi, sem dúvida, o ano dos famous five... e da aclamação da misteriosa rapariga da sombrinha vermelha... :-)

Foi um ano muito complicado, com muito altos e baixos, com muitas dificuldades. Mas, que foram mais facilmente ultrapassadas pelo facto de ter companhia, de os “famous five” estarem reunidos. Foi esta junção e os momentos partilhados que me ajudaram  a ultrapassar o momentos pouco simpáticos...

Conseguimos aproveitar, ao máximo, esta cidade (eterna, para mim!) e tudo o que nos proporcionou, e partilhámos momentos extraordinários com amigos e familiares, que nos visitaram.
E é de forma, profundamente, nostálgica que folheio o álbum das memórias destes últimos quatro anos!
E constato que o tempo passou  muito depressa, que muita coisa mudou, que muito aconteceu, que cresci, que foram muitas as lágrimas derramadas, que foram muitas as gargalhadas que ecoei por ruas, museus, mercados e palácios de Florença... e que esta será sempre a “minha” cidade.

E como tudo o que é importante fica impresso, na nossa memória, de forma mais intensa...
Fecho os olhos e, consigo viajar no tempo, consigo reviver o dia da minha chegada a Florença...

18 fevereiro 2014

"Red Umbrella Girl"... os Postais..



A exposição – “A Misteriosa Rapariga da Sombrinha Vermelha”; foi complementada com a edição de postais, reproduções, da maior parte, das fotografias exibidas. Alguns  já tinham sido apresentados.

Quem passou pela exposição e não teve oportunidade de adquirir um postal, pode ainda faze-lo. Ou, quem não teve sequer a oportunidade de passar pela exposição, mas gostava de obter uma dessas reproduções, pode entrar em contacto comigo ou diretamente com o fotógrafo Filipe Barroso.


1. um bosque; 2. por magia avisto; 3. esperava por mim

4. olhar terno; 5. palácios; 6. singular rapariga; 7. miragem

8. por entre a multidão; 9. terras encantadas; 10. movimentos; 11. aquela sombrinha

12. castelos; 13. foco de luz vermelha; 14. luminosa e mágica

A sequência de apresentação dos postais não está de acordo com a exibição das fotografias na exposição.
Para perceber o nome atribuido a cada fotografia é necessário conhecer a história desta Misteriosa Rapariga. :-)

Fidanzamento a Firenze...




No mês de Março de 2013 (quase há um ano), como aqui referi, recebemos a visita de amigos de Portugal. 
O que eu não contei, na altura, foi que contribuímos (fomos cúmplices) para um momento especial na vida desde casal de amigos.
Antes de nos vir visitar o R. contou ao Filipe (filipe's glance) que tinha por objectivo aproveitar  a visita a uma cidade de sonho para pedir a S. em casamento. E nós tínhamos de o ajudar, para que fosse uma absoluta surpresa. E assim foi, a visita deles, a Florença, foi ainda mais inesquecível, pois foi a testemunha de um importante pedido... :-)

Pedido que foi devidamente documentado em fotografia e depois editado em filme, permitindo que eles ficassem com uma boa recordação da, especial, visita a Firenze...


13 fevereiro 2014

"Red Umbrella Girl"...e o termino da exposição...



" (...) Desta vez este encontro foi abençoado por este bosque encantado, pois ela, a rapariga de sombrinha vermelha, esperava por mim finalmente! No baloiço, embalados pelas brisas do bosque e protegidos pela sombrinha vermelha, vivemos juntos momentos de encantamento! Que encontro mágico! (...)"



E assim termina, (quase) um mês de exposição – “A MisteriosaRapariga da Sombrinha Vermelha” – no café Saudade (Sintra).

Obrigada a todos os que por lá passaram, pelo apoio, pelas palavras simpáticas, por acreditarem nos nossos projetos  e pelo incentivo...

Foi mais um passo, para o Filipe’s Glance, no mundo da fotografia. Mais uma forma de dar a conhecer o seu talento para a fotografia (bem sei que sou suspeita para falar), desta vez, de uma forma particular, a contar uma especial história de amor...

Além dos objectivos, profissionais, alcançados com a exposição, esta foi, igualmente, muito gratificante a nível pessoal, pois conseguimos rever e reunir um conjunto de familiares e amigos, os quais se deslocaram de Norte a Sul de Portugal para apreciar o trabalho do Filipe e conhecer esta “Misteriosa Rapariga de Sombrinha Vermelha”. A todos, mais uma vez, Muito Obrigada!

Destaco, ainda, e de forma mais pessoal, o facto de graças a este evento:

-       ter conhecido um membro da minha família;
-       ter reencontrado um amiga da escola primária;
-       ter reencontrado uma família especial;

e porque esta é, igualmente, uma exposição repleta de coincidências;
ter recebido a visita de um amigo italiano, com o qual tinha perdido o contacto há dez anos, e que
resolveu visitar Portugal (e Sintra) exatamente no período em que eu me encontrava em Sintra e que
podia apreciar a nossa exposição... e assim recordar outros tempos, com um fumegante cappuccino
como testemunha.